09/10/2010

AparqA sai à cidade | Abertura do ano Escutista

AparqA sai à cidade com Assístência Lúdica em Viagem sempre que alguém precisa de ajuda na dinamização de Jogos e contextos lúdicos. A Abertura do Ano Escutista foi um destes casos. Fomos contactados pelos nossos amigos e parceiros de Águeda do Corpo Nacional de Escutas, para participar nesse grande momento do ano escutista e poder dinamizar um dos momentos da tarde.

Não só aceitámos o convite com enorme prazer, como aproveitamos para inaugurar um conceito novo, a "Floresta de Jogos".

A Floresta de Jogos é um conceito para a dinamização de jogos, sem recurso a materiais, para grandes grupos. Como uma feira de carroceis em que os carroceis são as várias rodas de jogos. Os Mestres Jogo, aqueles que querem propor e dinamisar um jogo que conheçam, separam-se e criam vários espaços independentes de acção como uma floresta. Os jogos são todos do tipo "bota fora". O Mestre Jogo explica o jogo, e à medida que cada jogador vai perdendo vai ao encontro de outro jogo na floresta, completamente ao seu critério. O que significa que pode apenas percorrer a floresta enquanto escolhe em que jogo quer participar.
Os próprios Mestres Jogo podem passar o testemunho a um jogador que queira dinamizar um novo jogo, passando o anterior Mestre Jogo a Mestre Jogador.

Este conceito permite criar uma rede de jogos dinâmica para grandes grupos de pessoas, sem que fiquem pessoas de fora à espera da sua vez de jogar.

Foi muito divertido e funcionou como previsto.

Fotos brevemente

Sem comentários: