08/06/2010

PovoArti | Festa do Jogo - Apresentação

26 de Junho 2010 | Parque da Alta Vila | Águeda

Programa e informação simplificada aqui.
Faz a tua inscrição aqui,

Vem aí novamente o PovoArti | Festa do Jogo . O evento anteriormente conhecido como Feira de Jogos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda, através do AparqA! - Centro Criativo da Alta Vila, que tem vindo a "dar cartas" no que toca a promover eventos lúdicos, tanto a nível formativo como de entretenimento. É já grande o número de pessoas que tem usufruído das iniciativas do AparqA! e este é o seu mais importante evento por conseguir juntar no Parque da Alta Vila um grande numero de jogos, jogadores e incansáveis momentos de divertimento.
Quando se fala em jogos, divertimento e aprendizagem existe uma tendência em pensar nas crianças. Mas este acontecimento garante o divertimento para todas as idades. Vão estar instaladas, como já é habitual, várias Aldeias Lúdicas cada uma com um género diferente de jogos dinamizadas pelos seus Mestres-jogo, sempre disponíveis para demonstrar como cada jogo funciona.

A Feira do Jogo, já na sua 5ª edição, é metaforicamente a invenção colectiva do PovoArti, um povo imaginário que joga para conhecer todas as coisas. Para este ano as novidades são: a adesão de novos parceiros, locais e de outros pontos do país, para aumentar e melhorar as Aldeias Lúdicas; o almoço tertúlia para os que gostam de conversar sobre o universo dos jogos, aconselhável para educadores, animadores e todos os que se interessem pelas dinâmicas que o jogo promove; e ainda a Jam do Jogo que este ano é quem vai fechar a tarde lúdica.

Este certame está aberto a todos os artesãos e vendedores de produtos relacionados com o jogo e o lúdico para fazer desta uma oportunidade lúdica completa. Não vai faltar também um espaço de Comes & Bebes para, num intervalo de um jogo, podermos restabelecer energias.

Participação activa
Para promover o espírito próprio de um encontro de jogadores, a entrada no PovoArti | Festa do Jogo é gratuita para qualquer tipo de participação, seja como mero jogador, mestre-jogo com ou sem jogos, artesão/vendedor, músico para a Jam do Jogo ou por outra qualquer razão lúdica, mas aconselhamos sempre a inscrição no formulário existente no site http://aparqa.blogspot.com, para que possamos antecipar e adaptar a logistica necessária.

Estão, mais uma vez, reunidas as condições para mais um grande encontro da população com o seu Parque e com todos os que venha de fora, para conhecer e desfrutar da sua riqueza biológica e beleza ornamental. Já que o jogo tem o dom de promover inúmeras novas situações divertidas entre os seus jogadores, trazer a família e amigos é fundamental, assim como mostrar aos mais novos que também se brinca e joga quando se é adulto.

Programa:

Almoçar é um jogo? - Em conversa à mesa | 11h
grátis parceiros, 4€ público em geral (obrigatório inscrição)

Um debate informal à mesa, com almoço incluído e à sombra do parque, para uma conversa sobre o vasto universo dos jogos através da partilha de experiências dos vários mestres jogos convidados. Fundindo duas das actividades regulares do AparqA!, "Em conversa com a criatividade" e "Aparqa à mesa" este almoço está aberto a inscrições de outros interessados com um custo de 5€


Aldeias Lúdicas | 14h30 - 19h

PovoArti, o povo lendário que tem inspirado a actividade do AparqA são todos aqueles que vêm à Festa do Jogo e que tornam viva a lenda de um povo Imaginário que aprende e se diverte através de jogos. Este ano as várias Aldeias Lúdicas da Festa do Jogo estão melhoradas e serão dinamizadas pelos habituais Mestres-Jogo. Temos o prazer de anunciar para este ano, como tem vindo a ser nossa vontade, a possibilidade de juntar nesta Festa do Jogo alguns grupos e instituições que se têm vindo a especializar na áreas do jogo e do lúdico. Como é o caso do "Jogo eu", núcleo de Aveiro de jogos de tabuleiro ligado ao já grande movimento nacional de jogos de tabuleiro e RPG, a associação AEPGA que em Tras os Montes tem se interessado recentemente pelos jogos e o desenvolvimento sustentavel em comunidades rurais, A Laac de Aguada de Cima, se tem interessado pela dinâmica dos jogos tradicionais e sua renovação, A Cerciag pelo interesse nos jogos como meio terapeutico e como forma de sensibilização comunitária, a rede pública de Jardins de infância que através de alguns dos seus educadores


O convite é aberto a todos quantos de alguma forma lidam com o lúdico e queiram se juntar nesta grande Festa do Jogo. Quem quiser pode trazer e ensinar o seu jogo preferido. Uma lista com os jogos e as aldeias lúdicas que vão marcar presença vai estar disponível e actualizada através do blog do AparqA!.


Jam do Jogo ao lusco fusco | 19h

Um convite especial e provocativo a todos os músicos que se queiram juntar para, em vez de tocarem os standards normais de uma jam, escolherem, para cada tema, um entre dezenas de jogos de improvisação e composição instantânea, escolhidos e preparados para o efeito. Será um fecho festivo digno de uma Festa do Jogo.


Faz a tua inscrição aqui (Jogador ou mestre-jogo; artesão, editor ou vendedor de artigos lúdicos; parceiro, colaborador ou comensal).


para mais informações: aparqa.altavila@gmail.com | 966264348


Outros divulgam:




1 comentário:

Carlos Abrunhosa disse...

Adorámos a participar! Venha a edição 2011!