08/02/2008

Fábrica de Jogos Fev 08

Foi assim a 2ª Fábrica de Jogos:

Objectivo desta sessão
Desenvolver a lateralidade e a simultaneidade do binómio acção/atenção, dar/receber, out/in, induzir/reagir, orientar/ser orientado, inventar/imitar, ou seja a capacidade de, concentrados numa acção, poder prestar atenção a outras coisas ou acções.

Apresentação da Árvore de axiomas - sistema de cartas para facilitar a criação de novos jogos ou transformação dos já existentes.

Exercícios de aquecimento e Quebra Gelo
-Espelho Duplo
- em pares
- em roda
-Acelerador de Partículas

Jogo do dia
- Dual Coro (ironia com processador dual core da Intel)
gesto da mão direita induz / voz segue gesto da mão esquerda

SimTax - Árvore de axiomas
Abordagem a uma nova ferramenta para a criação/transformação de jogos performativos.
Através de um depositário de axiomas (conceitos celulares retirados de cada jogo) se compões um mapa para compreensão de uma sintaxe dos jogos e para fornecer ideias para a concepção de novos jogos através da transformação de outros.

Foram experimentados vários desse axiomas(cartas), cada um na sua vez, aplicados à improvisação musico-vocal, para melhor compreensão das suas diferenças e formas de aplicação.
Imitação progressão

Treino para desenvolver a capacidade de reacção
Através do recurso à memória e promovendo em simultâneo o binómio acção/atenção, experimentamos uma adaptação do jogo espelho meu chamado Espelho Atrasado utilizando o efeito de retardo, como num cânone ou numa fuga.

Final com o Jogo do Dia, adaptado
A Progressão foi axioma escolhido para acrescentar ao jogo do dia. Fizemos 2 ou 3 exercícios de progressão e analisamos como este axioma pode afectar aspectos diferentes: intensidade, do caos ao sincronismo, mudança de timbres, foco, quantidade de informação etc,

Alguém disse: "a música não é mais do que o retardo do fim"
Finalmente o jogo final foi experimentado e a caminho do final heis que uma um elemento estranho ao sistema veio a encontrar o fim do jogo mais rapidamente: a funcionária a informar que ia fechar o parque.
Entretidos o tempo passa!

Estiveram nesta sessão
Ana Clement de Espinho
André
São Carvalho
Henrique
Xiko Bandinha

1 comentário:

Anónimo disse...

gosto do meu nome assim, fica muito mais aristocrático :) depois passo aqui pra comentar. bjs