
Alguns conceitos abordados:
- Quanto aos afectos não à certo nem errado, são todos importantes na comunicação dos estados anímicos.
- Diferenciação entre sentimentos e emoções.
- O além, o ali, o aqui e o crítico - Exercício para treinar a concentração e aumentar a percepção dos vários pontos de vista em que nos colocamos para observar o outro e a nós mesmos. 1º nível: Colocar um dedo (ou objecto) à nossa frente, observar as diferenças entre observar o fundo (o além - paisagem para lá do dedo) ou observar o dedo (o ali). 2º nível: Comparar a observação entre o dedo (o ali) e a observação de mim próprio a olhar para o dedo(o aqui). 3º nível: Comparar a observação entre eu próprio a olhar para o dedo e um outro a tecer ideias acerca do facto de estar a fazer estas coisas (o critico ou a mente).
- Mostra-me o meu afecto - Expressão facial e corporal. Adaptação do jogo Testa. cada um cola um post-it na testa, contendo um afecto e, à vez, cada um tenta adivinhar que afecto tem na sua testa com a ajuda de todos os outros que procuram expressar corporalmente esse afecto.
- Fala-me desse afecto - Conversar sobre os afectos. Para Tentar explicar um afecto sem utilizar a palavra que o designa ou palavras da mesma família.
- Símbolos para os afectos - coisas, memórias e afectos - Escolhe-se um afecto e cada um selecciona de uma colecção de objectos, pedras, gravuras, flores, nomes de livros, personagens, cromos, árvores, aromas, texturas, etc, o elemento que representa para si o afecto em causa e seguidamente falam sobre as escolhas e relações.
- Era uma vez três afectos - Escrita criativa - Escolhem-se três afectos e divide-se os participantes em grupos para desenvolverem uma pequena história utilizando os afectos escolhidos (iguais para cada grupo), concluídas as histórias juntam-se os grupo para as contarem e conversarem sobre elas.
- À descoberta - Pesquisa sobre afectos - Pegar em notícias de jornal, pequenas histórias, relatos de acontecimentos, anedotas, ou outras fontes e descobrir que sentimentos ou emoções são referidas nas fontes ou que foram provocados por elas.
- Roda Sinestésica - afectos por todos os sentidos - Faz-se uma lista das várias formas de comunicar os afectos (palavras, expressões, desenho, som, gesto e todas as formas contidas na actividade Símbolos para os afectos), um participante escolhe um afecto e transmite-o à pessoa que está à sua direita escolhendo uma das formas da lista para o fazer. Este por sua vez escolhe outra forma e continua a passar a mensagem. E assim sucessivamente até que chegue à pessoa que escolheu o afecto. Deve-se ter o cuidado de, conforme o método para transmissão de cada um, evitar que os outros não se apercebam para não serem influenciados.
- Lista de afectos que pode ser elaborada com os participantes numa actividade, conversa ou avaliação de situações ou histórias.
- Colecção de símbolos (objectos, pedras, gravuras, flores, nomes de livros, personagens, cromos, árvores, aromas, texturas, etc,)
- Folhas de papel e lápis de cor ou marcadores.
Leituras:
António Damásio, "O Sentimento de Si"
A ideia e Afeto em Spinoza
Espinosa e nós
Links externos:
1 comentário:
(Comentário feito por mail pela Paula Mello)
Gostei imenso da última sessão e tive pena de ter saido um bocadinho mais cedo.
Não há dúvida que estamos sempre a aprender! E é um aprender de forma super agradável, tanto que nem dou pelo tempo passar! A minha prática pedagógica vem sendo enriquecida através destes encontros mensais.
Quanto ao tema proponho "Alimentação" que é hoje em dia um problema grave, visto as crianças estarem cada vez mais obesas, devido à má qualidade de alimentos que ingerem!
Um beijinho da Paula
Enviar um comentário