18/01/2011

Conceitos para simplificar a vida.

Muitos são os conceitos culturais, lógicos, filosóficos, sociais e antropológicos, etc que estão por detrás das actividades que desenvolvemos no AparqA! com o objectivo de promover uma comunidade mais criativa, imaginativa e disposta à adaptação constante tão necessária em tempos como os que atravessamos. Como exemplo de actividades diria a "Educação Criativa" a "Estratégia Musical" e a "Fábrica de Jogos" e de conceitos diria a "música para tudo o que mexe", "o esquecimento e o erro no processo criativo", "o silencio que faz música", "construção migrante", etc


Há um conceito que sozinho é transversal tanto às actividades no AparqA! como a toda actividade humana. É o principio da incerteza e costumo defini-lo assim: "Tudo muda, só há uma única coisa que não muda, é o facto de tudo mudar". Foi este mesmo conceito que foi mais votado nas reacções à pergunta que anualmente John Brokman, agente literário, faz no seu site edge.org: Qual será o conceito científico que, se toda a gente o dominasse, poderia representar um salto imenso na capacidade que as pessoas têm de perceber e participar activamente nos assuntos do mundo?


É agradável sentir-mo-nos unidos em objectivos com a comunidade cientifica e constatar no terreno como conceitos complexos, podem ser desmistificados e ajudam a compreender e intervir no mundo.


Para saber mais sobre o assunto lê a notícia que foi publicada no "Público" há 4 dias atras.

Sem comentários: