16/04/2009

Orelhas para que te quero …?

Imagem 3

Imagem 4

Mais um projecto de construção de instrumentos, desta vez para as amas familiares e suas crianças. A ideia consiste em mostrar como a música pode ser para todos e feita por todos, sem necessidade de grandes conhecimentos. Aliás os conhecimentos e criatividade necessários já existem naturalmente em todas as pessoas, basta serem desbloqueados com coisas simples.

Aqui fica um relato feito pelas amas com a ajuda da Benilde que trabalha na Bela Vista e articulou e envolveu as amas neste projecto.

"
… para ouvir os sons que nos rodeiam, a começar pela natureza, o cantar do galo, o pato, o cão, etc., etc., etc. …


São vários os sons que nos rodeiam. Desde tenra idade a criança começa a ouvir todos os sons à sua volta; para entender o que ouve necessita de estar sempre atenta a tudo, por isso, é nosso dever como pais e educadores estimular, não só a audição, como todos os outros sentidos.

Podemos tirar partido de tudo o que nos rodeia para fazer música, desde os utensílios de cozinha, que temos em casa, até aos instrumentos da escola de música. Foi o que aconteceu naquele dia chuvoso; logo pela manhã, começarmos a ouvir o som do ping-ping das beiras do telhado em casa da ama.

Ao chegar ao Parque da Alta Vila fomos bem recebidos pelo amigo Bitocas. Na sala tinha um aquecedor que tornava o ambiente agradável apesar do frio que fazia lá fora.

Os meninos estavam à espera de encontrar violas, pandeiretas, tambores, etc., mas não foi o que aconteceu! De repente o amigo Bitocas deu um ar de magia à sala, os meninos entraram na brincadeira, e quando deram conta já estavam a fazer música com rolhas de garrafas. Para os meninos ficarem mais confortáveis o nosso amigo deu uma almofada a cada um, e lá continuamos a magia. A seguir vieram as bacias de vários tamanhos, os legos, os elásticos e outros materiais que ninguém pensaria que desse para fazer música.

O amigo Bitocas com paciência começou a ensinar a construir pequenos instrumentos. Cada menino entusiasmado construiu o seu. O amigo Bitocas, com duas talas de bambu, corda e uma lata, construiu um “cavaquinho” e começou a trautear lá, lá, lá e os meninos foram acompanhando e pouco depois estávamos a cantar “Olha a bola Manel”.

Foi uma manhã divertida e a Gabriela disse que ia pedir ao pai um cavaquinho como o do Bitocas. A experiência continua em casa das Amas e os pais já se queixam que os filhos pedem o material para fazer música.

Muito obrigada Bitocas."

Benilde

Sem comentários: