25/03/2009

Bem orientados

O Parque da Alta Vila, em Águeda, foi o local escolhido pelo Desportivo Atlético de Recardães para comemorar o Dia nacional da Orientação. Um relato que nos é trazido aqui por Carlos Ferreira, reputado elemento da popular colectividade bairradina.

“A tarde solarenga do dia 14 de Março vai ficar recordada na memória dos que desfrutaram da iniciativa do Dia Nacional da Orientação, levada a cabo pelo DAR e pela AparqA!. O Jardim encheu-se de pequenada, alguns adultos e famílias que puderam pela primeira vez contactar com a modalidade da Orientação pedestre.

As actividades iniciais de formação demonstrando as técnicas da orientação foram postas em prática em 3 percursos desenhados de acordo com as potencialidades dos participantes. Foi “uma caça ao tesouro” como nunca tinham feito, com um mapa referenciando os elementos da natureza que estavam à sua volta. Lá estavam as árvores maiores, os canteiros, o lago, a capela, os degraus, as zonas mais fechadas, as zonas abertas, as zonas de cultivo, a estufa, o alpendre, o campo de jogos, os edifícios, enfim, tudo aquilo que este maravilhoso parque oferece a quem o visitar. O mapa tinha tudo isso desenhado e havia que realizar o percurso pela ordem estipulada. O cartão de controlo servia para marcar a passagem pelas balizas laranjas e brancas e no caso dos mais pequenos continham símbolos referenciando que aquela era a baliza correcta.

Foi uma alegria generalizada e uma acção deveras aliciante. Na avaliação final e no meio de desabafos tão emocionados refira-se, este “foi a melhor actividade da minha vida”. Foi escrito por alguém de 7 ou 8 anos mas é demonstrativo da sua enorme satisfação. Por isto e por muito mais valeu a pena o esforço para colocar de pé este evento. Que venham mais dias de Orientação no Parque.

O DAR e a AparqA! irão desenvolver outras iniciativas de Orientação, uma vez que o mapa fica disponibilizado por qualquer associação que o solicite, para a realização de actividades de Orientação.

O DAR pensa ainda que o Dia Nacional deve ser repetido todos os anos e que, no próximo, se devia apostar, conjuntamente com o Desporto Escolar, em actividades no seio das escolas. Seria de grande relevo que todas as escolas do país, nesse dia, tivessem actividades de Orientação como actividade formativa.


vê algumas fotos em slide show

Sem comentários: