19/02/2009

Educação Criativa | PovoArti 2009

Professores e Educadores criam “um povo mítico”
À procura de uma proto-estória no imaginário de todos e de cada um.

O Aparqa! continua em actividade efervescente e agora lança um desafio inovador aos professores e educadores do Concelho: criar um mundo lendário em torno de um povo imaginário – o PovoArti!...

Há quem ache que as lendas não se inventam propositadamente, mas esse é o desafio das acções de formação para Professores e Educadores. O objectivo da acção de formação é inventar a cultura de um povo criativo, o PovoArti, um povo que já cativou mais de 500 crianças e educadores na sua edição de 2005. O passo seguinte é recriar a sua existência e o melhor das suas diversas manifestações culturais, recorrendo para isso a uma espécie de “arqueologia ficcionada” em pleno Parque da Alta Vila.

Estas acções de formação já começaram em Outubro de 2008, mas continuam abertas a todos os Educadores e Professores que ainda queiram aproveitar o movimento e envolver os seus alunos nesta descoberta desconcertante.


A Acção de Formação:

Partilha de ferramentas criativas para apoio ao ensino com referencia no PovoArti.


Todos os meses partilhamos ferramentas criativas para a educação, explorando conceitos como criatividade, imaginário, construção, cooperação, maquetagem, experimentação, etc.
Em cada sessão professores e educadores experimentam novas ideias, que são por estes levadas para o jardim de infância ou escola e de lá trazem novas histórias e estórias deste povo meio real e meio imaginário, porque no fundo "somos nós próprios, mas no nosso lado mais criativo".

No final do projecto, um grande encontro com todos os participantes recriará PovoArti, o povo imaginário, com a sua forma de viver, jogar, socializar, "musicar", cozinhar, vestir, etc., etc.


Para se inscrever basta contactar através do endereço aparqa.altavila@gmail.com ou pelo telemóvel 966264348 (Bitocas).


Calendário:
De Janeiro a Julho de 2008 » partilha de ferramentas para uma educação mais lúdica (em http://aparqa.blogspot.com podem ser consultadas as sessões já realizadas, clicando na etiqueta lateral "Educação Criativa").

De Outubro de 2008 até Junho 2009 (na 3ª quinta-feira de cada mês, das 17:00 às 18:30) » adaptação da acção de formação ao conceito do PovoArti.

Entre Maio e Junho de 2009 » grande encontro do PovoArti com todos os envolvidos no projecto, (inserido na Feira de Jogos).


Destinatários da Acção de Formação: EDUCADORES E PROFESSORES de qualquer nível de ensino

Custo: gratuito

Sem comentários: