26/03/2008

Há mar e mar, há ir e jogar!




Uma tarde bem passada a experimentar jogos uns atrás dos outros.

Obrigado Paula Conceição e Paula Santos pela fotografias.






13/03/2008

Os alimentos vão a julgamento


Foi a 3ª sessão da Educação Criativa.

Jogo do Dia: Tribuna

Com todos os componentes de um julgamento, juiz, advogados de acusação e defesa, testemunhas, jurados e colocando um alimento (ou até um objecto ou material qualquer) como réu, está criado o cenario para uma aprendizagem provocada pelo lúdico do faz de conta.

Este jogo tem semelhanças com os chamados jogos Role-playing, em que o juiz tem o papel do mestre jogo, intervindo pouco mas decididamente no desenrolar do mesmo.

Sorteiam-se, se não houver voluntários, A escolha dos papeis de cada participante pode ser voluntária ou por sorteio. De julgamento para julgamento para julgamento os participantes mudam de papel não podendo repetir papeis.

Este jogo continua em construção e foi inspirado numa actividade semelhante desenvolvida por estudantes de quimica.

Materiais:
Cadeiras dispostas de forma a ter os vários lugares do tribunal.
O assunto ou objecto a ser colocado na cadeira do réu
Folhas e lápis para notas dos jurados e do juiz.


Dica para o desenvolvimento de actividades temáticas:
Escolhe um tema e percorre esta lista de colecções trans-temáticas, como eu lhe chamo, e encontrarás ideias para pesquisar, coleccionar, fazer e jogar.
Glossários, enciclopédia tematica, símbolos, imagens, coisas, objectos, materiais, textos de referências, jogos, experiências já existentes, tabelas e esquemas.

Entre o jogo e o cotidiano
Jogos Temáticos - dominó de frutas, bingo alimentar, palavras cruzadas, schable, puzzle
Jogos Estratégicos - fazer amigos escolhendo a quantidade equilibrada de cada grupo da roda dos alimentos, sobe e desce,
Jogos Integrados - frutas magnéticas na porta do frigorífico,


jogos informáticos
Jogo de detectives
Mission nutrition
Fatworld - ler anúncio em português

outros jogos e experiências
jogo do monopólio nutricional
experiências e jogos
para que serve a saliva
cheiro e tacto sem visão

alguns links sobre alimentação
Sites sobre nutrição existem muitos. Aqui deixo algumas curiosidades:
Código de cores de David Heber
roda dos alimentos
Índice Glicémico
100g de alimento
Tabela interactiva
recomendados e a evitar

Bom proveito.

08/03/2008

Relatorio Fabrica de Jogos do 08 Março 2008



Assim sucedeu a 3ª Fábrica de Jogos, com a sistematização do baralho de axiomas:

Tema do dia: O equilíbrio entre o som e o silêncio.
Jogo do dia: Três é conta certa

Aquecimento e reconhecimento do jogo do dia.
Três é conta certa
Todos à uma - pequeno exercício de improvisação livre para activar a comunicação espontânea
Três é conta certa - variante com sons fortes
Três é conta certa - variante com sons pianos

Criação de jogos novos a partir de dois já existentes
Jogos e axiomas tirados à sorte. Objectivo: aplicar axioma no jogo.
Os axiomas dividem-se em 6 grandes grupos - Acção, Interacção, Grandesas, Consciência(focus), Objectos e Tempo.

jogo ABACA + axioma direcção =Jogo Abacaxi
Jogo Dados polirítmicos + axioma alarme =Jogo Dados alarmados

Final - jogo do dia com modificações e estratégias musicais desenvolvidas
Três é conta certa
+ pedra/memória + troca
Três é conta certa + pedra/memória + troca no interior + dados rítmicos no exterior = Três Melodias

Estiveram nesta Fábrica de Jogos:
Ana Clemment
Ana Madureira
André
Conceição Carvalho
Gladys Marques
Henrique Almeida